Eficácia da prece

Disse Jesus a seus discípulos:

Tudo quanto pedirdes pela prece, crede que obtereis e que vos será concedido. Marcos, 11:24 
Devemos aqui ter certo cuidado ao interpretar essas palavras de Jesus, pois não seria lógico concluir que basta pedir para obter.

Em primeiro lugar devemos sempre lembrar de que Deus é bom e justo, misericordioso, mas como um Pai, sabe o que é melhor para Nós, seus filhos. 

Muitas vezes, como fazem as crianças, pedimos a Deus coisas que não poderão ser concedidas porque poderiam complicar nossa existência. 

Precisamos entender que nossos pedidos serão atendidos conforme a nossa real necessidade e merecimento.

Deus cuida para que não nos falte o necessário e nos atende desde que nossos pedidos não sejam meros caprichos ou futilidades. 

Precisamos entender qual a importância de orar e porque devemos orar sempre.

Sobre a afabilidade e a doçura


A afabilidade e a doçura, de que nos fala o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, no item 6, do Capítulo IX - Bem-aventurados os brandos e os pacíficos, nos convoca a uma reflexão.

A afabilidade e a doçura são qualidades, através das quais a criatura manifesta o seu sentimento de amor ao próximo.

Jesus fez da brandura, da moderação, da afabilidade e da doçura, uma lei e condenou a violência, a cólera e toda expressão ofensiva que alguém possa usar em relação a seu próximo.

Quando Jesus disse, bem-aventurados os brandos e os pacíficos, Ele quis nos ensinar regras de convivência na Terra e nos mostrar o quanto podemos tornar a nossa vida mais fácil, aprendendo com Ele a desenvolver em nossas almas esse conjunto de qualidades, que formam a virtude da mansuetude e da brandura.

E essas qualidades abrangem outras, como a paciência, a tolerância, a obediência e a resignação. Todas essas são qualidades das almas nobres, dos homens bons.

Mas nem todas as criaturas afáveis e doces são benevolentes e amam ao próximo.

Reconhecemos quando elas são de fato brandas, pacíficas, bondosas, observando as suas atitudes na sociedade e na intimidade.

Todos nós gostamos de ser bem tratados; gostamos de atenção, de carinho, de compreensão, de tolerância, enfim, de viver em um clima de amor e de fraternidade.

No entanto, para que possamos ter tudo isso, é necessário dar tudo isso aos outros; se gostamos que nos tratem com atenção, precisamos ser atenciosos com as pessoas; se queremos carinho, procuremos ser carinhosos.

Aqui na Terra estamos vivos ou mortos?




Disse Jesus: 
“Ora, Deus não é de mortos, mas, sim, de vivos. Por isso, vós errais muito.” Marcos,12:27






Vamos refletir um pouco sobre essas palavras do Evangelho.

Observando a Natureza, vemos que tudo nasce, cresce, se reproduz e morre. 

É da Lei de Deus que aconteça dessa forma.

Acontece com a flor que enfeita o nosso jardim, com os animais, com as pessoas que amamos e também conosco.

Nascer e morrer são fatos biológicos, consequência da nossa vida na Terra.

Quando alguém nasce ficamos felizes; mas quando alguém morre ficamos tristes.

Por que isso acontece dessa forma?

Mensagem de Eurípedes Barsanulfo aos brasileiros




Pátria bem amada ouvi o meu canto de gratidão!
Teus ubérrimos campos sustentam a vida.
Tuas planícies ubertosas festejam a natureza em corolas perfumadas e multicoloridas.
Teus flumes da cor da prata, da ocra, do âmbar e do cristal, serpenteiam caudalosos e fartos.
Teus mares de safira e esmeralda escondem ricos tesouros.
Tuas verdosas florestas acolhem a flora e a fauna exuberantes que, em tudo, revelam o Criador.
Em teus céus, coalhados de rútilas estrelas, lucila o cruzeiro como sinal astronômico para a redenção.

Mas se os teus recursos naturais enchem-nos de admiração, é o povo, especialmente, que desejamos exaltar.
Brasileiros, filhos desta nobre nação, ante as lutas da vida apresentai-vos intrépidos.
Desde que Cabral, capitaneando as naus do descobrimento, ostentando a cruz e o ideal dos templários, rompeu o Atlântico, a terra de Pindorama fez raiar o sol do Novo Mundo.
A parte as críticas pertinentes à História, o Brasil tem por função a espiritualização dos homens.
Então, brasileiros, ouvi, levantai-vos, pois vossa missão é a fraternidade universal.
Entre os astros de primeira grandeza, incrustados no panteão de nossas conquistas, há um povo cuja tarefa não pode mais tardar!
Um país continental, de programação, de espírito e verdade, carece de braços e heróis. Não nas ideologias dominantes, em que a propagação do “heroísmo” interesseiro entorpece as massas, refiro-me ao heroísmo pessoal em benefício da construção de uma nação verdadeira.

Mas, no panorama político, alguém recorda:
- A corrupção nos açoita como látego cruel a fazer correr o sangue das multidões!
- A tortura dos tiranos modernos, nas manobras da economia, parece-nos esfacelar o corpo e traspassar a alma com a lâmina da beligerância.

Mensagem de fé


“Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora". Jesus (João, 12:27)


Esta frase foi dita por Jesus, pouco depois de sua entrada triunfante em Jerusalém.

O Mestre preparava seus discípulos para os momentos difíceis que viriam com a sua prisão e crucificação.

Naquele dia todos estavam felizes e Jesus surpreende a todos anunciando que se aproximava o dia de sua glorificação através da morte.

O Mestre sofria ao pronunciar essas palavras; no entanto, Ele sabia que para isso veio ao Mundo.

Jesus sabia os momentos difíceis que teria de enfrentar; a tortura física a que seria submetido; a tortura moral, resultante do abandono e a ingratidão dos entes queridos.

E, no entanto, Ele tudo suportou: a ironia, o suplício e a cruz; a traição de Judas, a quem perdoou antecipadamente, da mesma forma que previu e perdoou a negação de Pedro.

Jesus veio para nos ensinar e nos mostrar como devemos agir em situações semelhantes à crise que Ele experimentava quando pronunciou essas palavras; sabia exatamente o que enfrentaria, embora tivesse esperança de que conseguiria abrir os olhos do povo escolhido para receber a Sua mensagem de Amor.

Jesus sabia qual era a sua missão na Terra e o que teria que enfrentar e estava preparado para os acontecimentos, para o momento de crise.

E nós?

Acaso sabemos por que estamos aqui?

Qual a nossa missão ou tarefa? Por que renascemos na Terra?

Ação solidária de espíritas em Santa Maria


logo FERGS grande

A Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul realiza uma mobilização em todo o Estado do Rio Grande do Sul, uma vez que há jovens de vários pontos do Estado entre os desencarnados. 

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, equipe da FERGS foi a Santa Maria, incluindo integrantes de sua Diretoria Executiva para participar de um Momento de Oração no Abrigo Oscar Pithan, amplamente divulgado na imprensa. 

Há centros espíritas em Santa Maria com plantão permanente para Atendimento Fraterno. 

Nas demais cidades esta sendo disponibilizando canal da Web -TV FERGS para palestras sobre Expiações Coletivas, orientando a abordagem. 

Em Porto Alegre temos 127 famílias que acompanham os seus jovens em Leitos de UTI, pois foram transferidos de Santa Maria e a FERGS se soma à rede de solidariedade para ofertar alimentação, hospedagem e atendimento nos Hospitais aos enfermos e suas famílias. 

Todas as noites é feita uma irradiação coletiva, às 22h30h.

O Programa pela TV Urbana e WEB de sábado – dia 2, às 11h versou sobre o tema.

A RBS TV, afilhada da rede Globo gravará com dirigentes da FERGS uma matéria para inserção no Programa Força Santa Maria que está sendo produzido.


Orações em Santa Maria

A Federação Espírita do Rio Grande do Sul, O Conselho Regional Espírita da 4ª Região Federativa e a União Municipal de Santa Maria realizam Momento de Oração pelos envolvidos no Incêndio em Santa Maria.

Uma semana após o incêndio em Santa Maria a população continua em silêncio. Esse silêncio é quebrado apenas pela busca do consolo, naquilo que a cidade sabe fazer muito bem: Orar e expressar a sua fé.

O público que acorreu ao Abrigo Espírita Oscar José Pithan para o Momento de Oração, lotou as dependências do Centro Espírita, espalhando-se pelo pátio interno e ouviu atento às preleções que acolheram, esclareceram, consolaram e orientaram as almas sofridas que ali estavam.

À medida que as falas dos expositores da noite foram discorrendo sobre a imortalidade da alma, a Paternidade Divina, dentre outros aspectos doutrinários, as lições foram caindo no solo das almas.

No mesmo dia, ainda pela tarde, os dirigentes de 19 casas espíritas de Santa Maria estiveram reunidos com a representação da Diretoria Executiva da FERGS, para compartilharem informações, estudarem juntos e unirem forças para o momento de grandes e complexas demandas vivido na cidade, onde esses núcleos de estudo e oração tem acolhido público cada vez maior e seus trabalhadores tem se desdobrado para colocarem à disposição todas as atividades enfeixadas na Área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita.


Informações: www.fergs.org.br; presidencia@fergs.org.br

Fonte: Federação Espírita Brasileira

Mensagem mediúnica sobre a tragédia de Santa Maria




Mensagem mediúnica recebida no Centro Espírita Bezerra de Menezes, localizado em Santa Maria, no trabalho de domingo à noite dia 27 de janeiro de 2013, em relação à tragédia.

“Queridos irmãos, obrigada pela colaboração, eis aí um momento de muita dor, eis aí um momento de transformação. Já sabeis que o vosso planeta... passa por momentos de transformação e regeneração, este é um dos processos.

Passam todos vós por momentos de reflexão. Esta tragédia, como chamais aí na Terra, no mundo espiritual é a passagem para uma nova fase evolutiva. Estes jovens que passaram por esta prova, já haviam se preparado e agora juntos fazem o que prometeram, e há uma razão justa, eles desejavam um mundo melhor, onde pessoas se respeitam e se amam, onde famílias se unam por um propósito de Deus, e não um propósito material e, famílias não são só pelos laços da carne e sim pelos laços de Deus, pois não é ele o pai de todos nós?

Queridos irmãos, é preciso muita prece, muita união para que as energias positivas possam limpar o clima energético planetário. Unam-se irmãos e orem, fortaleçam-se no amor, na solidariedade, na compreensão, colocando-se no lugar do outro, pois somos uma só família perante Deus nosso pai.

Procurem intensificar os trabalhos nesta casa, pois haverá muita necessidade de socorro.

Fiquem na paz de Jesus.”

Assim seja.
 

Assessoria de Comunicação Social Espírita da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes

Sede Rua Silveira Martins n° 700 Vila Alba, Campo Grande-MS

Fonte: SEBEMnet.org.br

Prece pelas vítimas de Santa Maria



SENHOR JESUS!

Auxilia-nos, perante os companheiros impelidos à desencarnação violenta, por força das provas redentoras.

Sabemos que nós mesmos, antes do berço terrestre, suplicamos das leis divinas as medidas que nos atendam às exigências do refazimento espiritual. Entretanto, Senhor, tão encharcados de lágrimas se nos revelam, por vezes, os caminhos do mundo, que nada mais conseguimos realizar, nesses instantes, senão pedir-te socorro para atravessá-los de ânimo firme.

Resguarda em tua assistência compassiva todos os nossos irmãos surpreendidos pela morte, em plena floração de trabalho e de esperança, e acende-lhes nos corações aturdidos de espanto e retalhados de sofrimento, a luz divina da imortalidade oculta neles próprios, a fim de que a mente se lhes distancie do quadro de agonia ou desespero, transferindo-se para a visão da vida imperecível.

Não ignoramos que colocas o lenitivo da misericórdia sobre todos os processos da justiça, mas tocados pela dor dos corações que ficam na Terra – tantos deles tateando a lousa ou investigando o silêncio, entre o pranto e o vazio –, aqui estamos a rogar-te alívio e proteção para cada um!... Dá-lhes a saber, em qualquer recanto de fé ou pensamento a que se acolham, que é preciso nos levantemos de nossas próprias inquietações e perplexidades, a cada dia, para continuar e recomeçar, sustentar e valorizar as lutas de nossa evolução e aperfeiçoamento, no uso da vida maior que a todos nos aguarda, nos planos da união sem adeus.

E, enquanto o buril da provação esculpe na pedra de nossas dificuldades, conquanto as nossas lágrimas, novas formas de equilíbrio e rearmonização, embelezamento e progresso, engrandece em teu amor aqueles que entrelaçam providências no amparo aos companheiros ilhados na angústia. Agradecemos, ainda, a compreensão e a bondade que nos concedes em todos os irmãos nossos que estendem os braços, cooperando na extinção das chamas da morte; que oferecem o próprio sangue aos que desfalecem de exaustão; que umedecem com o bálsamo do leite e da água pura os lábios e as gargantas ressequidas que emergem do tumulto de cinza e sombra; que socorrem os feridos e mutilados para que se restaurem; e os que pronunciam palavras de entendimento e paz, amor e esperança, extinguindo a violência no nascedouro!...

Senhor Jesus!... Confiamos em ti e, ao entregarmo-nos em Tuas mãos, ensina-nos a reconhecer que fazes o melhor ou permites se faça constantemente o melhor em nós e por nós, hoje e sempre.

Emmanuel

NOTA: Sobre o assunto, ler a postagem que fizemos em abril de 2011, logo após a tragédia da Escola Realengo, no Rio de Janeiro: Corrente de Oracoes pelas Vítimas do Rio de Janeiro