Eficácia da prece

Disse Jesus a seus discípulos:

Tudo quanto pedirdes pela prece, crede que obtereis e que vos será concedido. Marcos, 11:24 
Devemos aqui ter certo cuidado ao interpretar essas palavras de Jesus, pois não seria lógico concluir que basta pedir para obter.

Em primeiro lugar devemos sempre lembrar de que Deus é bom e justo, misericordioso, mas como um Pai, sabe o que é melhor para Nós, seus filhos. 

Muitas vezes, como fazem as crianças, pedimos a Deus coisas que não poderão ser concedidas porque poderiam complicar nossa existência. 

Precisamos entender que nossos pedidos serão atendidos conforme a nossa real necessidade e merecimento.

Deus cuida para que não nos falte o necessário e nos atende desde que nossos pedidos não sejam meros caprichos ou futilidades. 

Precisamos entender qual a importância de orar e porque devemos orar sempre.
Devemos orar quando estamos bem e felizes e não esperar para orar apenas nos momentos de dificuldades ou quando a dor e as aflições nos atingem.

Quando oramos, ficamos mais próximos de Deus e para ter eficácia, nossa prece deve brotar do coração e muitas vezes nem necessitamos de palavras; basta que busquemos nos ligar a Deus com humildade e buscar o seu amparo.

Orando, nossa alma se eleva e estabelece uma perfeita sintonia com Deus, com quem podemos estabelecer um diálogo sincero, humilde e fervoroso. 

PARA ORAR, NÃO PRECISAMOS DE UM LUGAR ESPECIAL!

A prece não depende de palavras, nem de lugar, nem de um momento especial. Podemos orar em qualquer lugar, a qualquer momento; em casa, na rua, no ônibus, no metrô, no trabalho, pois quando fazemos nosso trabalho com amor, também estamos em prece.

Os Espíritos nos aconselham a orar à noite, antes de adormecer e ao acordar, agradecendo por mais um dia de Vida na Terra.

Podemos orar a sós, em qualquer lugar e a qualquer hora ou com outras pessoas.

A oração em conjunto tem ação mais poderosa, quando todos os que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e com o mesmo objetivo, orando como verdadeiros irmãos.

Por isso Jesus disse:
Em qualquer lugar em que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas. Mateus, 18:20 

LOUVAR 

A prece é um ato de adoração ao Criador e através dela podemos louvar, pedir e agradecer a Deus.

Podemos louvar a Deus através da oração que Jesus nos ensinou, o Pai Nosso; esse pode ser o modo de iniciarmos o diálogo, se não estamos acostumados a conversar com Deus usando nossas próprias palavras.

Louvamos a Deus quando admiramos a perfeição da sua Criação; basta olhar à nossa volta e veremos a Sua grandeza: as árvores, as flores, os pássaros, tudo ao nosso redor nos mostra a perfeição da Criação Divina.
PEDIR 

Não devemos pedir bens materiais a Deus, mas podemos pedir que Deus nos ajude a encontrar um trabalho digno, para que não nos falte e à nossa família o pão material, o alimento para manter o nosso corpo sadio, que nos levará à conquista dos bens materiais de que necessitamos para uma vida digna na Terra. 

Podemos e devemos pedir que Deus nos auxilie a adquirir também o pão espiritual para alimentar o nosso Espírito, os bens espirituais, como a paciência, a fé e a resignação, porque estes bens permanecerão eternamente conosco e são os únicos que nem a traça nem a ferrugem consomem. 

Quando estivermos passando por momentos difíceis, podemos pedir que Deus nos conceda coragem e paciência e que Ele nos ajude a sair dessa situação difícil por nosso próprio esforço, com a ajuda dos Bons Espíritos e com as idéias que eles nos inspiram.
Tomemos um exemplo. Um homem se acha perdido no deserto. A sede o martiriza horrivelmente. Desfalecido, cai por terra. Pede a Deus que o assista, e espera. Nenhum anjo lhe virá dar de beber. Contudo, um bom Espírito lhe sugere a idéia de levantar-se e tomar um dos caminhos que tem diante de si. Por um movimento maquinal, reunindo todas as forças que lhe restam, ele se ergue, caminha e descobre ao longe um regato. Ao divisá-lo, ganha coragem. Se tem fé, exclamará: “Obrigado, meu Deus, pela idéia que me inspiraste e pela força que me deste.” Se lhe falta a fé, exclamará: “Que boa idéia tive! Que sorte a minha de tomar o caminho da direita, em vez do da esquerda; o acaso, às vezes, nos serve admiravelmente! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me ter deixado abater!”
Mas, dirão, por que o bom Espírito não lhe disse claramente: “Segue este caminho, que encontrarás o de que necessitas”? Por que não se lhe mostrou para o guiar e sustentar no seu desfalecimento? Dessa maneira tê-lo-ia convencido da intervenção da Providência. Primeiramente, para lhe ensinar que cada um deve ajudar-se a si mesmo e fazer uso das suas forças. Depois, pela incerteza, Deus põe à prova a confiança que nele deposita a criatura e a submissão desta à sua vontade. Aquele homem estava na situação de uma criança que cai e que, dando com alguém, se põe a gritar e fica à espera de que a venham levantar; se não vê pessoa alguma, faz esforços e se ergue sozinha. 
AGRADECER

Ao orar, nunca podemos nos esquecer de agradecer. Agradecer pela nossa vida, em primeiro lugar; depois, por tudo aquilo que temos; pela nossa família, pelos nossos amigos, pelo nosso trabalho, que nos ajuda a ter uma vida digna.

Embora Deus não precise de agradecimentos, ao reconhecermos Sua ajuda, estaremos nos predispondo a continuar recebendo o seu amparo, pois o grande beneficiado pela prece somos nós mesmos.
EFEITOS DA PRECE 

A prece sincera nos acalma e tranquiliza; nos consola, alivia nossos sofrimentos, nos reanima e esse é o seu principal efeito em nós. 

E esse efeito é imediato, pois a fé em Deus nos conduz à esperança de que dias melhores virão.

E com o tempo, os efeitos da prece irão se tornando cada vez mais evidentes; pelo pensamento edificante, as forças do bem se aproximarão de nós e nos ajudarão a restaurar as nossas energias.

Muitas coisas em nossa vida presente nos parecem injustas e às vezes julgamos que Deus não ouve as nossas preces. 

No entanto, aquilo que nos parece injusto nada mais é do que consequência de nossos deslizes no passado.

Deus nos criou simples e ignorantes, e nos deu a inteligência para fazermos nossas escolhas; desse modo, muitas vezes, por nossa vontade e usando nosso livre-arbítrio, nos afastamos das Leis Divinas e cometemos deslizes que hoje necessitam de reajuste e de reparação.

Às vezes não entendemos porque nossa vida é difícil.

Os exemplos são muitos e todos vivenciamos situações semelhantes.

O Espiritismo veio para nos explicar porque isso acontece dessa forma. 

Encarnamos na Terra para reparar os erros de vidas passadas e para aprendermos a corrigir nosso roteiro e evoluirmos espiritualmente.

Algumas pessoas dizem que oram e não são atendidas.

No entanto, a quem pede com HUMILDADE, Deus está sempre pronto a conceder coragem, paciência e resignação para enfrentar as dificuldades, pois a Providência Divina sempre ampara aqueles que ajudam a si mesmos.
Ajuda-te, que o Céu te ajudará, ensinou Jesus!
E podemos ajudar a nós mesmos através da prece, cujos benefícios só se farão sentir através da nossa reforma moral, fazendo com que nossa vida seja pautada pelo Amor ao próximo, pelo Perdão a quem nos ofendeu e pela Humildade para aceitar os desígnios Divinos, que nem sempre conseguimos compreender. 

Tenhamos a certeza de que Jesus estará ao nosso lado nos amparando e pedindo por nós ao Pai.

Lembremos das palavras de Jesus:
Ninguém vai ao Pai, senão por mim. 
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, codificado por Allan Kardec, Cap. XXVII: PEDI E OBTEREIS, itens 5-8, Eficácia da Prece.

Nenhum comentário: