Entrevista de Chico Xavier no programa "No Limiar do Amanhã"


Caros leitores: segue abaixo mais uma bela entrevista do nosso querido Chico. Destaque para a última pergunta, onde o médium mineiro afirma não ter obtido do plano espiritual quaisquer informações a respeito da reencarnação de Allan Kardec ("um dos vultos veneráveis de nosso movimento"), afirmando ainda que o mesmo "dará notícias de si mesmo pela sua grandeza".

***

Francisco Cândido Xavier foi entrevistado durante duas horas no programa radiofônico “No Limiar do Amanhã”. Esse programa era produzido por uma equipe liderada pelo professor J . Herculano Pires, e apresentado semanalmente pela Rádio Mulher (São Paulo), Rádio Cacique (Santos) e Rádio Morada do Sol (Araraquara) . Como o referido programa completasse 1 ano de transmissão, resolveram seus produtores assinalar o acontecimento realizando uma entrevista cem Chico Xavier. Para tanto, deslocaram-se até Uberaba e lá gravaram um bate-papo com o médium e seus mentores espirituais, durante duas horas. Essa entrevista focalizou assuntos atualíssimos, na qual são feitas algumas revelações da maior importância, razão pela qual damos divulgação aqui de parte desse diálogo, continuando a divulgá-lo em nossa próxima edição.

Locutor - O crescimento da população terrena, que hoje assusta tanta gente, pode constituir um desastre ou será controlado pelas leis naturais, sob a supervisão dos espíritos superiores?

Chico - Emmanuel considera que esse assunto está crescendo em sua importância e em sua extensão, em todas as vanguardas de pensamento humano. Todas as grandes metrópoles interessam-se hoje vivamente pelo problema chamado demográfico. Ele deve ser estudado em todas as suas nuances, porque é conhecida a assertiva de que de 33 em 33 anos o número de habitantes da Terra se duplica. Esse problema precisa ser considerado, ser pesquisado de todas as maneiras, a benefício das criaturas humanas no porvir. Isso não deve assustar a ninguém porque se o homem, agindo pacificamente nos próximos 100 anos e aproveitar as energias que estão ainda ignoradas por ele nos oceanos, a Terra comportará, razoavelmente, o número de 40 bilhões de habitantes.

Locutor - Com esse aumento da população e com a evolução industrial, está acontecendo um outro problema, que é um problema ecológico e que está angustiando muito, principalmente as nações mais desenvolvidas. É o problema da poluição. Ele não irá acarretar conseqüências desastrosas?

Chico - Emmanuel está nos dizendo que essa questão é realmente essencial. Mas esse problema está relacionado também com uma espécie de poluição que nós outros – os cristãos principalmente mais de 500 milhões no seio da humanidade – ainda não nos preocupamos com ele. É o problema da poluição das idéias cristãs. Se nós, os cristãos, estivéssemos atentos à preservação dos valores do espírito, segundo nos ensinou Jesus Cristo em sua divina revelação, a poluição da natureza, nas cidades e nos campos, não seria hoje esse flagelo que está tomando vulto no seio das cidades metropolitanas, por exemplo. Se nós nos respeitássemos uns aos outros segundo a lei áurea: “não deseje para o seu vizinho aquilo que você não deseja para você mesmo”, a poluição talvez nem chegasse a existir. Porque todo o mundo industrial, todo o campo da educação, todos os grupos sociais, todos os valores que presidem o progresso humano estariam, quem sabe, condicionados à regra áurea e estaríamos em dimensões de paz.

Herculano Pires - Essa proposição que o Chico acabou de fazer, parece-me que esclarece bem a resposta dada anteriormente. Ele falou que a população da Terra está sob controle de autoridades espirituais superiores, mas que cabe ao homem, também, a colaboração. Parece‑me que a parte do homem está precisamente nisso. Quer dizer, a população vai aumentando, mas o homem precisa ir acomodando essa população aqui na Terra.

Locutor - O mundo espiritual prevê alguma catástrofe geológica nos próximos anos, para a expulsão de contingentes de espíritos retrógrados, do planeta? Como os amigos espirituais acham que se dará a passagem da Terra para um plano melhor?

Chico - As calamidades geológicas sempre existiram, porque a Terra em si, ainda está sendo criada. Há um conceito bíblico que afirma: “Deus criou c mundo”. Mas, não afirma que essa criação esteja completa. De modo que nós vemos vulcões, terremotos, maremotos, tempestades, tufões, arrebatando vidas e modificando a fisionomia de cidades e até mesmo de nações. Isso aconteceu sempre. Agora, a modificação do mundo na essência, é de ordem moral. Como disse o professor Herculano Pires, o homem está sendo chamado à colaboração autêntica com o seu criador na Terra, para que determinadas definições sobre a vida espiritual sejam efetuadas nos grupos do planeta. Devemos esperar as modificações através das autoridades governamentais, que regem a vida dos povos. A coexistência dos diversos regimes é uma necessidade porque cada povo se ajusta aos seus processos de formação, de educação. Aquilo que é válido em uma região, não o é em outra. Devemos esperar que as forças administrativas que orientam a vida dos povos, venham a ser inspiradas pelos mensageiros divinos quanto às alterações que se fazem necessárias a benefício da paz e da felicidade no relacionamento humano.

Locutor - Estaria havendo um despertar de novas faculdades psíquicas e mentais na espécie humana? A Parapsicologia surgiu por esse motivo ou ela está simplesmente pesquisando faculdades que sempre existiram e se manifestaram?

Chico - Nossos amigos asseveram que a Parapsicologia está pesquisando valores do espírito que sempre existiram, mas que viveram durante longo tempo em condições de potencialidade na mente humana. No momento da humanidade, em que a máquina vai exonerando as mãos humanas de muito serviço que escravizou-as nos tempos de ontem o nosso pensamento – nossa alma vai se liberando de muitos processos de cativeiro moral, para se ocupar de si mesma e dos problemas que lhe dizem respeito. Assim, o homem de agora está sendo acordado para muitas indagações, está sendo chamado pelo seu próprio íntimo a considerações de ordem espiritual. Por isso mesmo a Parapsicologia é um movimento muito importante para nós todos, porque ela pode orientar as questões mediúnicas, principalmente se ela estiver filiada a indicações de ordem espírita, dentro da Doutrina Espírita, que já conseguiu uma estrada de acesso a respostas fundamentais sobre a vida. A Parapsicologia é uma espécie de avenida enorme, muito bem asfaltada, que a inteligência tranqüila está procurando edificar para atingir esses pontos que a Doutrina Espírita já alcançou.

Herculano Pires - Eu gostaria de lembrar que já em abril de 1857 Allan Kardec admitiu que o aparecimento do Espiritismo marcava uma nova fase do desenvolvimento humano. Ele chamou essa nova fase de “era psicológica”. Agora, parece-me que nós estamos passando da era psicológica para a era do espírito.

Locutor - Chico, você acredita na tese de Humberto de Campos sobre o papel do Brasil num futuro próximo? Ele é realmente o coração do mundo e a Pátria do Evangelho?

Chico - Muita gente interpreta esse livro como sendo realmente um volume de legendas patrióticas, sem finalidade dentro do esquema do progresso mundial. Mas, nós estamos convencidos de que ao Brasil foi assinalado um papel muito significativo na chamada era do espírito. Porque, em verdade, o Cristianismo no Brasil é diferente dos processos de vida cristã nos outros paises.

Herculano Pires – Perdoe-me interrompê-lo, mas parece que entra bem no fio da questão. Nas suas viagens pelos Estados Unidos, pela Europa, nas observações que você teve oportunidade de fazer você constatou que há realmente essa diferença entre o Cristianismo aqui no Brasil e nos outros povos?

Chico - Do meu ponto de vista, tudo que vi nos países que visitamos em 1965 e 1966, é diferente do que se verifica no Brasil. O amor fraterno, o chamado calor humano que existe no Brasil, eu não vi em parte alguma onde estivemos presentes. No Brasil, por muito que se faça desvinculação e reeducação dos nossos impulsos de amor, o brasileiro de todas as condições é portador de recursos afetivos imensos, que parecem iluminados por uma inspiração de  ordem superior. Mas, com a minha convicção espírita, posso dizer que estão iluminados pelo espírito de Jesus, através dos bons espíritos que estão a postos, ajudando os brasileiros a construir o grande celeiro espiritual do futuro.

Locutor - Dos paises que você visitou, algum apresenta condição para aceitar o Espiritismo nos moldes em que é praticado no Brasil?

Chico - Do que pude perceber, encontrei na Inglaterra uma legião de criaturas, principalmente no campo da cura espiritual, consagradas ao bem do próximo, em regime de perfeita gratuidade. Grandes grupos de médiuns perfeitamente interessados em auxiliar os seus semelhantes sem nenhum desejo de remuneração. Encontrei esse clima em grande parte da Inglaterra, mas nos outros paises, incluindo a França de onde recebemos a bênção da Doutrina Espírita, não encontramos um clima propício ao desenvolvimento do Espiritismo nos moldes brasileiros.

Herculano Pires - É interessante citar aqui uma coisa muito curiosa, que ainda parece que não foi lembrada. O Brasil é a primeira grande nação do ocidente que está se tornando basicamente reencarnacionista. A idéia da reencarnação penetrou de tal maneira em nosso país, por influência não só do Espiritismo mas também das religiões africanas que foram trazidas aqui pelo contingente negreiro, que dificilmente encontramos hoje uma pessoa que, se não aceita positivamente a reencarnação, também não a nega, não a combate. Isso é muito curioso porque no ocidente só houve uma nação reencarnacionista no passado, que foi a França. O Brasil será, dentro em breve, a grande nação reencarnacionista do ocidente. E o professor lan Stevenson, na sua pesquisa sobre a reencarnação, disse que no Brasil encontrou uma compreensão mais precisa, mais natural da reencarnação.

Chico - Peço licença para aditar um apontamento de Emmanuel. Perguntei a ele, em 1965, onde estavam aqueles companheiros de Allan Kardec que vibravam com a Doutrina Espírita na França, onde estava aquele contingente de almas heróicas, sublimes, que aceitaram aquelas idéias e as divulgaram com tanto entusiasmo pelo mundo inteiro. Então ele me disse que do último quartel do século 19 para cá, de 15 a 20 milhões de espíritos da cultura francesa, principalmente simpatizantes da obra de Allan Kardec, se reencarnaram no Brasil, para dar corpo às idéias da Doutrina Espírita e fixarem os valores da reencarnação. Foi assim que, nos últimos 80 anos, desenvolveu-se entre nós tal amor à cultura francesa, que milhares de nós outros sabemos de ponta a ponta a história da revolução francesa e nada conhecemos a respeito do Marquês de Pombal, dos reis de Portugal, que foram os donos da nossa evolução primária. Isso está no conteúdo psicológico de milhões e milhões de brasileiros, que estão fichados – por certidão de Cartório – como brasileiros, mas que psicologicamente são franceses.

Locutor - Existe alguma notícia, do plano espiritual, sobre a reencarnação de Kardec aqui no Brasil, ou em algum outro país?

Chico - Até hoje, pessoalmente, eu nunca recebi qualquer notícia positiva a respeito da presença de Allan Kardec, reencarnado no Brasil ou alhures. Entretanto, eu devo dizer que em se tratando de vultos veneráveis do nosso movimento, tenho muito receio de receber qualquer notícia porque temo pela minha fragilidade, e estimaria não ser médium de notícias tão altas. Quando Allan Kardec surgir ou ressurgir, ele dará notícias de si mesmo pela sua grandeza, na presença que venha a mostrar.

Revista Internacional de Espiritismo – Março de 1972

2 comentários:

Irmão Espírita disse...

Bela entrevista...
Não sabia da existência dela...
Muito Esclarecedor!
Que a paz de Deus esteja com vocês!

Irmão Espírita disse...

Muito Esclarecedor...
Primeira vez que leio essa entrevista!
Que a paz de Deus esteja com vocês!