V CONGRESSO CIÊNCIA E ESPÍRITO


TEMA CENTRAL - MORTE: FIM OU RECOMEÇO?

Importância do tema: A morte é o fenômeno natural mais discutido em religião, ciência, filosofia, psicologia e até na opinião pública. Os termos “óbito”, “falecimento” ou “passagem” podem referir-se tanto ao término da vida como ao estado do organismo após esse evento.
O homem sempre caracterizou a morte pelo misticismo, magia, mistério, usando alegorias como a caveira com foice, a cor negra e o túnel com luz ao fundo. Para os céticos, a morte compreende o cessar da consciência, quando o cérebro irreversivelmente deixa de executar suas funções. Se um organismo vive, é porque ainda não morreu anteriormente; se morreu, é cientificamente impossível trazê-lo de novo à vida.
Mesmo assim, muitos têm esperança que futuros avanços científicos e tecnológicos possam trazê-los de volta ao seu mesmo corpo, utilizando técnicas ainda embrionárias, tais como a criogenia. O certo é que existem muitas dúvidas sobre o que significa morrer e se é preciso se preparar para esse momento. Por outro lado, as expressões “vida após a morte”, “além-túmulo”, “pós-vida” e “outro mundo” referem-se à continuidade da alma do ser humano após a morte do seu corpo.
As principais informações sobre isso provêm de observações feitas por humanos (descrição de casos científicos, entrevistas, relatórios de campo), por diferentes instrumentos em laboratório (rádio, gravador de voz, medidores de campo magnético etc), ou ainda, pela fé emocional (centrada em histórias dos ancestrais e dos livros religiosos).
O Espiritismo kardequiano tem visão própria a respeito da morte. Com base nisso, serão discutidos nesse Congresso, os seguintes temas:
1) É a morte do corpo humano uma função biológica programada?
2) Qual o significado do envelhecimento do ser humano?
3) Como se preparar para morrer?
4) Qual é o objetivo do processo reencarnatório?
5) Espiritualidade e envelhecimento;
6) É possível retardar o ritmo de envelhecimento do corpo humano?
7) Reações comportamentais dos vivos diante da morte de entes queridos;
8) Experiências de quase morte.

DATA DO CONGRESSO: 31.07.2011

LOCAL: AUDITÓRIO REBOUÇAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS


Av. Rebouças, 600 – Cerqueira César - SÃO PAULO – SP, CEP 05402-000.

Maiores informações na página do IPECE

Nenhum comentário: