Parábola do Festim das Bodas



Novamente Jesus lhes falou por parábolas, dizendo:
O Reino dos Céus se assemelha a um rei que, querendo festejar as bodas de seu filho, despachou seus servos a chamar os que tinham sido convidados; estes, porém, recusaram ir.
O rei despachou outros servos com ordem de dizer da sua parte aos convidados: Preparei o meu jantar; mandei matar os meus bois e todos os meus cevados; tudo está pronto; vinde às bodas.
Eles, porém, sem se incomodarem com isso, foram-se, um para a sua casa de campo, outro para o seu negócio. Outros pegaram os servos, os ultrajaram e depois os mataram.
Sabendo disso, o rei se tomou de cólera e, mandando contra eles seus exércitos, exterminou os assassinos e lhes queimou a cidade.
Então, disse a seus servos:
- O festim das bodas está inteiramente preparado; mas, os que para ele foram chamados não eram dignos dele. Ide, pois, às encruzilhadas e chamai para as bodas todos quantos encontrardes.
Os servos então saíram pelas ruas e trouxeram todos os que iam encontrando, bons e maus; a sala das bodas se encheu de pessoas que se puseram à mesa.
Entrou, em seguida, o rei para ver os que estavam à mesa, e, dando com um homem que não vestia a túnica nupcial, disse-lhe:
- Meu amigo, como entraste aqui sem a túnica nupcial?
O homem guardou silêncio.
Então, disse o rei à sua gente: Atai-lhe as mãos e os pés e lançai-o nas trevas exteriores: ali haverá choro e ranger de dentes, porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.
MATEUS, 22:1-14

Nesta parábola, Jesus utiliza um fato comum (casamento) para nos transmitir importantes ensinamentos espirituais.
Todos sabemos que as bodas se dividem em duas partes: uma é a cerimônia e a outra o banquete nupcial.
Nessa parábola, precisamos identificar as personagens e entender o papel que cada uma representa na parábola.
O REI é DEUS.
O FILHO é JESUS.
As BODAS DO FILHO representam a chegada do EVANGELHO à TERRA.
O BANQUETE NUPCIAL é a comunhão entre os dois planos da VIDA (terrena e celestial).
O REINO DOS CÉUS é a VIDA CELESTIAL, morada dos Espíritos Puros, tais como Jesus.
Os SERVOS são os PROFETAS, os APÓSTOLOS, os MISSIONÁRIOS, que Deus manda à Terra de tempos em tempos.
O JANTAR e as IGUARIAS preparadas são os ensinamentos espirituais; se, por um lado, os ALIMENTOS fortalecem o corpo, os ENSINOS ESPIRITUAIS fortalecem o Espírito. E é desse alimento que Jesus nos fala na parábola.
A TÚNICA NUPCIAL representa o perispírito e a pureza das intenções.
Os primeiros CONVIDADOS são os hebreus e os últimos são todos os povos do mundo, que na época eram os gentios.

SER ESPÍRITA


Ser espírita é ser cristão; é vivenciar a fé sincera e a crença numa Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas. Ser espírita é saber que fomos criados simples e ignorantes e que estamos fadados a nos tornar Espíritos Perfeitos; é saber que não somos os donos do Planeta e muito menos dos seres que pertencem aos reinos mineral, vegetal e animal. 

Ser espírita é saber que, se Deus nos confiou cinco talentos, dos quais nos pedirá conta no futuro, não devemos enterrá-los, mas saber que temos a obrigação moral de partilhá-los com aqueles a quem Deus entregou apenas um talento ou nenhum. 

Ser espírita não é pretender melhorar o próximo; é saber que, antes, precisamos melhorar a nós mesmos; ser espírita é saber que temos más tendências a vencer, defeitos a corrigir e que todos, mais cedo ou mais tarde, precisaremos contar com a misericórdia divina. Ser espírita não é enxergar o argueiro no olho do nosso irmão; é perceber, antes, a trave que está nos impedindo de enxergar a nós mesmos. 

Ser espírita não é apenas aceitar os princípios básicos da doutrina que nos foi legada por Kardec, dentre os quais a reencarnação; ser espírita é saber que a reencarnação é o caminho que nos levará à perfeição. 

Ser espírita não é só comunicar-se com os Espíritos; é ter a possibilidade de comunicar-se com os Bons Espíritos para, desse modo, melhorar a nós mesmos e ajudar outros a se tornarem melhores. 

Ser espírita não é isolar-se do mundo em alguma caverna, para que o mal não nos atinja; ser espírita é entrar em contato com o mal, com as tentações e vencê-las, uma a uma. 

Ser espírita é saber que o verdadeiro espírita é espírita no Centro, em casa, na rua, no trânsito, na fila, ao telefone, sozinho ou no meio da multidão, enfim, em todas as situações práticas da vida. É ser espírita na prática e não apenas na teoria. 

Ser espírita não é se achar diferente dos outros; ser espírita é saber que somos todos iguais perante Deus, independentemente da crença que cada um de nós possui.
  
Ser espírita não é apenas aceitar o convite para o banquete nupcial; ser espírita é aceitar o convite do Rei e a ele comparecer vestindo a túnica nupcial, porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos!

Anne Marie Lanatois

O Guia Espiritual

[...] Consoladora é a crença doutrinária que prova ao homem com fatos concludentes a existência de um Guia Espiritual que junto dele desempenha missão tutelar conferida pelas leis do Todo Misericordioso e Complacente. O Guia Espiritual será como um agente do Amor Divino junto das criaturas. Ele conhecerá, com precisão, as leis sobre que o Criador estabeleceu a harmonia moral das sociedades espirituais, e as aplica com sabedoria equivalente ao próprio grau de elevação na escala do aperfeiçoamento. Se necessita inspiração para os graves problemas a solucionar dentro das atribuições que lhe são conferidas, ele a suplica, ardoroso, ao Grande Foco que nas profundezas do Infinito irradia sabedoria sobre o Universo todo, e o Grande Foco lhe refloresce as energias na mente lúcida, que se amplia, vigorosa, no carreiro a prosseguir. E incompreensível e incompreendido pela maioria das individualidades às quais se dedica.


Sua formosura integral, resplandecente de virtudes imortais, passaria despercebida aos olhos da vulgaridade, se a esta fosse possível defrontá-lo. A fim de contemplá-la e compreendê-la em toda a sua radiosa realidade, tornar-se-á necessário ao tutelado adornar-se de potenciais psíquicos de ordem elevada, os quais se encontram ainda latentes, sufocados pela materialidade, no interior de cada um, à espera das clarinadas- decisivas do progresso. Age sobre o homem freqüentemente, e o homem não o compreende.

Sente, este, suas manifestações em torno da própria vida, mas geralmente ignora que sejam suas. O Guia Espiritual é a destra do Criador que se espalma sobre o homem,inspirando-o e protegendo-o na espiral difícil, mas gloriosa, do Espírito, rumo da redenção. As doces lendas do passado o denominavam Anjo de Guarda. Seja, porém, qual for o nome que lhe derem, será invariavelmente a dedicação incansável, o amor abnegado até ao sacrifício. Ama seus pupilos com o amor elevado à potência espiritual a que chegou, o que quer dizer que tal sentimento se avoluma e fortalece à proporção que ele próprio ascende na espiral do progresso, rumo da perfeição. O homem desconhece essa modalidade do amor, a qual denominaremos divina, conquanto a Terra já tivesse ocasião de contemplá-la em toda a sua gloriosa expressão.

Lembrai-vos de Jesus, o Cristo do Senhor , amando a Humanidade, por ela incompreendido, mas, ainda assim, oferecendo-se em sacrifício pelo grandioso ideal de atraí-la a si...

Mensagem Fraterna


Meu irmão: tuas preces mais singelas
São ouvidas no espaço ilimitado,
Mas sei que as vezes choras, consternado,
Ao silêncio da força que interpelas.

Volve ao teu templo, interno abandonado,
- a mais alta de todas as capelas -
E as respostas mais lúcidas e belas
Hão de trazer-te alegre e deslumbrado.

Ouve o teu coração em cada prece.
DEUS responde em ti mesmo e te esclarece
Com a força eterna da consolação;

Compreenderás a dor que te domina,
Sob a linguagem pura e peregrina
Da voz de Deus, em luz de redenção.


Espírito: Auta de Souza
Médium: Francisco Cândido Xavier
Livro: "Auta de Souza"

"Além da Vida" - nova peça de teatro na FEESP.



Em 1980, Chico Xavier e Divaldo Franco sentiram a necessidade de colocar no palco de teatro um espetáculo que falasse da vida após a morte, com seriedade e competência.

Eles tinham em comum um amigo que trabalhava no meio artístico; mas não era apenas um profissional, tratava-se de um dos maiores diretores da maior rede de televisão brasileira: Augusto César Vanucci, diretor de novelas e programas da TV Globo, que tomou a frente nessa empreitada.

Renato Prieto, Felipe Carone e Lúcio Mauro foram convocados, e estrearam nesse espetáculo no Teatro Vanucci, no Shopping da Gávea, no dia 19 de janeiro de 1980.

Antes da estréia o grupo ficou receoso, porque seria a primeira peça que abordaria um tema tão polêmico; mas Chico Xavier sabia o que iria acontecer: nada mais, nada menos que sucesso! Quase 2 milhões de espectadores em 5 anos de trajetória!

"Além da Vida" é uma montagem sincera que mobiliza e leva à reflexão (existe algo mais além daquilo que podemos alcançar com os cinco sentidos...). As situações apresentadas tratam de temas como aborto, tóxico, suicídio, homossexualismo - entre outros.

O espetáculo é um fenômeno que transcende ao fato teatral. Não é uma pregação; longe disso! Ele mostra que há outras dimensões e que é necessário pensar muito a partir do momento em que o livre-arbítrio existe em todos os níveis de consciência"

Uma escola chamada UNIVERSO



Era uma vez uma escola chamada Universo.

Essa escola não tinha cadeira, quadro negro, giz e nem mesmo professor.

Os alunos eram livres para fazerem o que quisessem, dentro naturalmente de certas regras, conhecidas como leis divinas.

Havia desde alunos bebês, nomeados átomos, a alunos PhDs, designados anjos. Havia um único livro - o livro da vida.

Esse livro, ao contrário dos demais livros, não estava escrito, não tinha regras, nem modelos.

O próprio aluno ia escrevendo à medida que ia progredindo na ciência da vida.

Havia um único meio de avaliação, a reencarnação, cujo objetivo final era: conhece-te a ti mesmo e por conseguinte educa a ti mesmo.

Essas avaliações eram auto-aplicativas, onde o aluno escolhia as questões, o método, o material e ele mesmo funcionava como aluno-professor.

O resultado final era feito através do método denominado consciência.

Os que se desenvolviam mais rápido eram chamados alunos-tutores ou anjos guardiões, encarregados que eram de ajudar os menos evoluídos.

Todos eles se confraternizavam e se entreajudavam num amplo e amoroso amplexo piramídico onde o ápice era representado pelo mestre-mor: DEUS.

Autor: Franklin Santana Santos.
Texto recebido sob inspiração mediúnica.

Destinos


A árvore generosa eleva-se à beira da estrada.
Os viandantes que passam famintos e exaustos buscam-lhe os frutos.
E, no desvario de suas necessidades, atiram-lhe pedras.
Espancam-na com varas.
Sacodem-lhe os galhos.
Quebram-lhe as grimpas.
Talam-lhe as folhas.
Sufocam-lhe as flores.
Esmagam-lhe os brotos tenros. Ferem-lhe o tronco. Mas, a árvore, sem queixa nem revolta, balouçando as frondes, doa, a todos que a maltratam, os frutos substanciosos e opimos de sua própria seiva.
Esse é o seu destino.

*

Também na estrada da existência onde você vive, transitam os viajores da evolução apresentando múltiplas exigências a lhe rogarem auxilio.
E, na loucura de seus caprichos, atiram-lhe pedras de ingratidão.
Espancam-lhe o nome com as varas da injúria. Sacodem-lhe o coração a golpes de violência. Quebram-lhe afeições preciosas, usando a calúnia.
Talam-lhe os serviços com a tesoura da incompreensão.
Sufocam-lhe os sonhos nos gases deletérios da crueldade.
Esmagam-lhe as esperanças com as pancadas da crítica.
Ferem-lhe os ideais com a lâmina da ironia. A todos, porém, sorrindo fraternalmente, aprenda com a árvore generosa a doar os frutos do próprio esforço, sem revolta e sem queixa.

*

Espírita, não estranhe se esse é o seu destino.
Quando esteve humanizado entre nós, com amor incomum, esse foi o destino de Jesus, Nosso Mestre.


Espírito: Valerium
Médium: Waldo Vieira
Livro: Bem Aventurados os Simples

Quem é Ele?



Além das estrelas,
num lugar sem fim,
lá deve estar Deus,
olhando por mim.

Não sei como é Ele,
só como se chama.
Não sei como achá-lo,
só sei que me ama.

Não deve ter corpo,
mas tudo Ele vê.
A todos escuta,
a mim e a você.

Eu sei que está Além,
desse céu que brilha.
E eu sei que está aqui:
me chama de filha!

Não posso enxergá-lo,
mas sinto uma paz!
O que há de melhor
é Ele quem faz.

Não posso escutá-lo,
mas sei o que diz:
Diz que me criou
para eu ser feliz!

Autora: Dora Incontri