Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai!


Muitos têm dúvidas sobre a seguinte afirmativa de Jesus:

“Há muitas moradas na casa de meu Pai!”.

O que Jesus quis dizer com essa frase?

Para explicar essa frase aos não-espíritas, vamos explorar este tema começando com informações científicas, começando com a pergunta:

Essas “muitas moradas” são outros planetas?

A resposta é SIM.

Então existe vida em outros planetas?

Para tal abordagem veremos primeiro quantos planetas são habitáveis; para isso é necessário saber quantas estrelas existem no Universo e, consequentemente, explicar o que é uma estrela.

Bem, uma estrela é um corpo celeste formado de plasma, o quarto estado da matéria (e não de gás, como muitos pensam); assim os pontos que vemos nos céu podem ser sóis ou planetas satélites; estes últimos se diferem do primeiro porque não tem luz própria,  apenas refletem a luz do corpo luminoso mais próximo.


Alguns pontos no céu podem muitas vezes não ser “sóis”, nem planetas satélites e sim galáxias. Galáxia é uma quantidade imensa de sistemas solares agrupados em uma massa luminosa de gravidade superior à dos sóis ao seu redor.

Desse modo, se existem tantas galáxias, imaginem o número de estrelas. Estima-se que cada galáxia tenha 100 bilhões de estrelas, como informa o astrônomo Thyrso Vellela, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos, São Paulo. Portanto, fazendo as contas, 100 bilhões de galáxias vezes 100 bilhões de estrelas, resultam em 10 sextilhões de estrelas, ou 10 seguido de 21 zeros. Essa estimativa só leva em conta o que os astrônomos chamam de universo visível, ou seja, aquele cuja luz chega até nós...


Por exemplo, a galáxia onde está o nosso sistema solar é chamada Via Láctea.

Sabem os cientistas que no Universo as coisas não são lineares como alguns pensam; existem sistemas solares acima e abaixo de nosso sistema solar, somente não conseguimos identificar alguns por problemas de ótica; sabemos que na realidade as estrelas que vemos estão invertidas, assim como as imagens vistas pelos nossos olhos.




Desse modo, em cada galáxia existem milhões de sistemas solares e em cada sistema solar existem diversos “sois” e para cada sol existem planetas girando ao seu redor, formando um sistema solar semelhante ao nosso.

Em conclusão, baseados na ciência, encontramos razões suficientes para perguntar:

1º - Será que não existe no meio de tanto planeta um só que se assemelhe à Terra e que tenha vida? A resposta pela lógica é: sim existe!

2º - E o resto dos planetas aparentemente sem vida, como aqui, serão inúteis?

Para essas perguntas fomos buscar no LIVRO DOS ESPÍRITOS as respostas. Vejamos:

55. São habitados todos os globos que se movem no espaço?

“Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se tem por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo.”

Deus povoou de seres vivos os mundos, concorrendo todos esses seres para o objetivo final da Providência. Acreditar que só os haja no planeta que habitamos fora duvidar da sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil. Certo, a esses mundos há de ele ter dado uma destinação mais séria do que a de nos recrearem a vista. Aliás, nada há, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra, que possa induzir à suposição de que ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de milhões de mundos semelhantes.

56. É a mesma a constituição física dos diferentes globos?

“Não; de modo algum se assemelham.”

57. Não sendo uma só para todos a constituição física dos mundos, seguir-se-á tenham organizações diferentes os seres que os habitam?

“Sem dúvida, do mesmo modo que no vosso os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.”

58. Os mundos mais afastados do Sol estarão privados de luz e calor, por motivo de esse astro se lhes mostrar apenas com a aparência de uma estrela?

“Pensais então que não há outras fontes de luz e calor além do Sol e em nenhuma conta tendes a eletricidade que, em certos mundos, desempenha um papel que desconheceis e bem mais importante do que o que lhe cabe desempenhar na Terra? Demais, não dissemos que todos os seres são feitos de igual matéria que vós outros e com órgãos de conformação idêntica à dos vossos.”

As condições de existência dos seres que habitam os diferentes mundos hão de ser adequadas ao meio em que lhes cumpre viver. Se jamais houvéramos visto peixes, não compreenderíamos pudesse haver seres que vivessem dentro d’água. Assim acontece com relação aos outros mundos, que sem dúvida contêm elementos que desconhecemos. Não vemos na Terra as longas noites polares iluminadas pela eletricidade das auroras boreais? Que há de impossível em ser a eletricidade, nalguns mundos, mais abundante do que na Terra e desempenhar neles uma função de ordem geral, cujos efeitos não podemos compreender? Bem pode suceder, portanto, que esses mundos tragam em si mesmos as fontes de calor e de luz necessárias a seus habitantes.


Desse modo, temos a certeza que “há muitas moradas na casa de meu pai”, como nos anunciou Jesus, séculos antes de a Ciência provar que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário. Portanto, tenhamos olhos para ver e ouvidos para ouvir, pois um dia entenderemos melhor como o Universo funciona e, nesse dia, poderemos finalmente interagir sem qualquer medo com os “seres de outros planetas”, da mesma forma que interagimos com nossos animais aquáticos; mas isso só acontecerá quando deixarmos de lado o orgulho e a vaidade de acharmos que somos os únicos seres vivendo no único planeta habitado do Universo. Com certeza isso não é verdade!

Fontes: LIVRO DOS ESPIRITOS, Parte Primeira, Cap. III, Da Criação, item Pluralidade dos Mundos, edição FEB

Revista Super Interessante, Edição 123, dezembro de 1997, Editora Abril

Imagem do site: Colégio web 

Nenhum comentário: